Mudanças entre as edições de "Usuário:CauêMoreira"

De Programa Wash
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Sem diferença)

Edição das 15h06min de 18 de setembro de 2020

Plano de Trabalho

Tema

Pesquisa sobre os mecanismos de repasse da Lei Aldir Blanc

Introdução

Considerando a dimensão e o significado da Lei 14.017 Aldir Blanc no financiamento da cultura é importante analisar como diferentes estados e municípios adaptaram suas estruturas de gestão e arcabouço legal e normativo existentes para realizar o repasse dos recursos da LAB considerando os critérios de diversidade, representatividade e relevância social e a transferência de tecnologias. É central estudar e mapear ações inovadoras no campo das políticas públicas ,de financiamento, de apoio a cultura e o uso das tecnologias, considerando a totalidade dos mecanismos como as contrapartidas, prestação de contas, uso de tecnologias, no contexto da diversidade dos estados e municípios de diferentes tamanhos de população, estruturas de gestão e manifestações culturais propostos como desafios da LAB.

Objetivo geral

Estudar, mapear e analisar os mecanismos de distribuição de recursos para os agentes e os espaços culturais constantes nos incisos II e III do Art. 2°da Lei 14.017 e os mecanismos de prestação de contas.

Objetivos específicos

  • Levantar informações sobre a aplicação dos incisos II e III do Art. 2º da Lei 14.017 por estados e municípios;
  • Definir critérios de classificação para mecanismos de repasse e prestação de contas considerando objeto contemplado, possibilidade de proponentes, distribuição e diversidade, como cotas e benefícios de pontuação ou prioridade;
  • Contribuir na apresentação e metodologias sobre transferência de tecnologias da informacionais e comunicação;
  • Fazer levantamento de mecanismos de distribuição, contrapartida e prestação de contas por estados e municípios e seus beneficiados.
  • Organizar evento de debate sobre práticas de contrapartidas e ações culturais com foco para gestores e educadores da rede pública de ensino;
  • Mapear as ações de contrapartidas que poderão serem realizadas em escolas vinculados ao programa WASH;
  • Publicar relatório e artigo sobre mecanismos de repasse, contrapartida e prestação de contas usados por estados e municípios na aplicação da Lei Aldir Blanc.

Metodologia

Alimentar o banco de dados da execução dos recursos da lei 14.017 por estados e municípios com o total dos recursos destinados e a divisão dos recursos dos entre os incisos I, II e III do Art. 2º por cada ente federado. Realizar uma pesquisa por amostragem das estratégias usadas por diferentes municípios para realização de repasses de recursos, contrapartidas e prestação de contas considerando diversidade regional, faixas de valores dos recursos destinados e estruturas de gestão da cultura. Através de uma busca ativa levantar e entrevistar gestores e agentes culturais para analisar mecanismos utilizados considerando critérios de inovação, diversidade de contemplados e formas de acesso. Organizar um evento com gestores e agentes culturais sobre a experiência dos mecanismos de repasse, prestação de contas e principalmente gestão de contrapartidas com foco nas escolas da rede pública.

Cronograma

  • 1º mês Definição dos critérios e indicadores de classificação.
  • 2º mês Levantamento das informações junto a estados e municípios sobre os mecanismos de aplicação da lei.
  • 3º mês Levantamento das informações. Contato com gestores e agentes culturais. Analise das informações coletadas.
  • 4° mês Levantamento das informações. Analise das informações coletadas. Evento sobre contrapartida.
  • 5º mês Elaboração de relatório final de análise e prestação de contas.

Público alvo

Comunidade científica/acadêmica, agentes culturais de diversos segmentos, gestores publicos, sociedade civil, interessados no acompanhamento da Lei 14017/2020. Escolas atendidas pelo Programa WASH.

Entregáveis

  • Banco de dados analisando modelos de editais e de repasse a espaços culturais de acordo com o inciso segundo.
  • Levantamento de modelos de editais e mecanismos de repasse de recursos para agentes culturais e espaços.
  • Evento sobre formas de gestão e realização de contrapartidas da LAB.
  • Relatório a artigo sobre a distribuição de recursos da Lei 14.017

Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 123, p. 1-3, 30 jun. 2020.

BREMAEKER, François E. J. de. As Dificuldades Enfrentadas pelos Prefeitos de Pequenos Municípios. Revista de Administração Municipal, Rio de Janeiro, v.44, n.554, p.98-108, abr./dez. 1997.

CTI. Termo de Referência do Programa WASH. 2018. Disponível em: http://bit.ly/portaria178. Acesso em: 02/07/2020. SCRATCH. Acerca do Scratch. Disponível em: <https://scratch.mit.edu/about>. Acesso em: 25/11/2018.

Cidades e Estados. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html?view=municipio.

TOZZI, ELAINE DA S.; MAMMANA, VICTOR PELLEGRINI et al. Avaliação do programa One Laptop Per Child (OLPC) e as origens do WASH. Cubatão: IFSP, 2018.