Usuário:Ararigleno

De Programa Wash
Revisão de 09h23min de 20 de setembro de 2020 por Ararigleno (discussão | contribs) (Criou página com 'Página pessoal do usuário Ararigleno, bolsista do projeto Observatório da Lei Aldir Blanc. == Plano de Trabalho == Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/742852722...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Página pessoal do usuário Ararigleno, bolsista do projeto Observatório da Lei Aldir Blanc.

Plano de Trabalho

Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7428527229752028

Tema

Especificamente quanto a uma Plataforma Tecnológica para apoio no acompanhamento e análise da execução da Lei.

Introdução

Um Observatório de Políticas Públicas é definido como um espaço para o acompanhamento de políticas governamentais e de Estado, meios de transparência e acesso a informações, como também um meio de monitoramento e avaliação. No presente projeto, o foco está no acompanhamento da Lei 14.017, com objeto definido, mas com a possibilidade das técnicas geradas serem empregadas em situações similares no futuro.

A Lei Aldir Blanc é fruto de uma forte mobilização social do campo artístico e cultural brasileiro, resultado de uma construção coletiva, utilizando-se de web-conferências nacionais e estaduais como plataformas políticas na formulação, articulação, tramitação e aprovação da Lei pelo Congresso Nacional.

O presente Plano de Trabalho de pesquisa tem como motivação acadêmica o estudo do ambiente complexo de facilidades técnicas para armazenamento, processamento e entrega de dados. Este ambiente é chamado de Plataforma de Business Intelligence - BI.

Assim, faz-se necessário o acompanhamento de uma política pública em tempo real, ou seja, durante a sua execução, buscando criar conhecimentos, dados, informações, parâmetros e indicadores que possam contribuir para uma análise posterior de desempenho da política.

Objetivo Geral

Subsidiar com informações e estruturar plataformas informacionais de modo a apoiar a metodologia a ser adotada, com base em indicadores quantitativos e qualitativos, que permita acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para o campo da Cultura, visando estabelecer um meio de medir seus resultados e compará-los com outros existentes, para propor futuros aprimoramentos.

Objetivos Específicos

   • Identificar as necessidades de informações, índices e indicadores necessários ao projeto de acordo com as iniciativas de mobilização para aplicação da Lei;
   • Identificar plataformas de possíveis soluções tecnológicas que apoiem a execução do projeto;
   • Modelar e criar um banco de dados para estados, municípios e outras necessidades ao projeto;
   • Pesquisa de ferramenta para tratamento, extração e transformação com o propósito de garantir a qualidade de informação;
   • Criação dos mapas de carga das bases para modelo de dados dimensional;
   • Criação de processos automatizados de extração, transformação e carga de dados;
   • Executar transferência de tecnologias nas ferramentas adotadas ao corpo de pesquisadores do projeto.

Metodologia

A pesquisa é de caráter descritivo, no qual os fatos são diagnosticados, analisados, registrados, classificados e, por fim, interpretados. O estudo será apoiado nos fluxos de informações ao mesmo tempo que se avalia e encaminha a execução da Lei Aldir Blanc por um amplo levantamento bibliográfico nas áreas de gestão de dados, tecnologia da informação e ciência da informação.

Também serão utilizadas estratégias de pesquisa baseadas nas identificações das necessidades, soluções tecnológicas para ciência da informação e arquitetura da informação.

Assim, busca-se consolidar as iniciativas construídas neste processo de mobilização, fortalecendo os diálogos e a sensibilização de todos os atores sociais envolvidos neste momento de execução da Lei 14.017/2020 para a gestão da informação.


Cronograma de Atividades

Atividade Mês
1 2 3 4 5 6
Pesquisa Bibliográfica X X
Produzir especificação de requisitos de dados e informação. x x
Análise dos dados sobre processo de articulação nacional da Lei e Qualificação dos dados. x x
Proposta do modelo de dados de consumo de informação baseado em tecnologias e metodologias de Data Warehouse. x x
Implementar processos de ETL - Extração, Transformação e Carga no modelo de dados. x x
Criação de processos automatizados de extração, transformação e carga de dados. x x
Participar da organização de eventos de socialização e transferência das tecnologias e aplicação. x

Público Alvo

   • Analistas do projeto vinculados a análise da execução da lei 14.017/2020;
   • Agentes culturais beneficiados pela lei;
   • Gestores públicos;
   • Comunidade científica-acadêmica;
   • Sociedade em geral interessada na lei Aldir Blanc.

Entregáveis

   • Pesquisa de levantamento de requisito de informação e dados;
   • Análise e metodologia para plataforma de dados, em formato SQL, para armazenamento dos dados coletados em código aberto de acompanhamento e levantamento de indicadores em formato de modelagem dimensional dos dados;
   • Mapas de cargas de Extração, Transformação e Carga de dados;
   • Agenda (Jobs) de automação dos processos de carga;
   • Oficinas sobre o uso da plataforma para gestores culturais do setor público e sociedade civil em relação a coleta e transformações dos dados. 

Referências Bibliográficas

INMON, William H.; TERDEMAN, R. H.; IMHOFF, Claudia. Data warehousing: como transformar informações em oportunidades de negócios. São Paulo: Berkeley, 2001.

ALBUQUERQUE, S. F. de; ARAÚJO JR. R. H. de. Morfologia para representação das necessidades de informação gerencial. Porto Alegre: Em Questão, v. 20, n.2, jul/dez. 2014.

ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de; SOUSA, R. T. B. de; ALBUQUERQUE, S. F. de. Métodos, técnicas e instrumentos de organização e gestão da informação nas organizações. In:

BAPTISTA, D. M.; ARAÚJO JÚNIOR. R. H. de. (Orgs.). Organização da informação: abordagens e práticas. Brasília: Thesaurus, 2015, p. 44-68.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.