Usuário:Salvatore.castiglione

De Programa Wash
Revisão de 11h28min de 6 de outubro de 2020 por Salvatore.castiglione (discussão | contribs) (Criou página com 'Página pessoal do usuário Salvatore Castiglione, bolsista do projeto Observatório da Lei Aldir Blanc. == Plano de Trabalho == Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/83...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Página pessoal do usuário Salvatore Castiglione, bolsista do projeto Observatório da Lei Aldir Blanc.

Plano de Trabalho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8310778560210602

Tema

Construção do Observatório da Cultura - Aplicação da Lei de Emergência Cultural AldirBlanc (Lei 14.017/2020), especificamente quanto a uma Plataforma Tecnológica para apoio no acompanhamento e análise da execução da Lei

Introdução

Neste projeto, buscar-se-á exercitar o acompanhamento de uma política pública em tempo real, ou seja, durante a sua execução, buscando criar conhecimentos, dados, informações, parâmetros e indicadores que possam contribuir para uma análise posterior de desempenho da política.

A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Assim, o projeto consiste em monitoramento, processo de acompanhamento, difusão de informações, capacitação para os mineradores de informações, processamento dos dados dos municípios, estados e distrito federal, do ponto de vista da participação social na implantação da lei (transferência de recursos da União para os entes federados, processo de normatização, execução, transparência e prestação de contas, temporalidade) e mapeamento em todo território nacional.

Neste sentido, faz-se a utilização de metodologias e pesquisa da ciência da informação para organização e arquitetura da informação.

Objetivo Geral

Apresentar informações e estruturar plataformas informacionais de modo a apoiar a metodologia a ser adotada, com base apresentação de indicadores quantitativos e qualitativos, que permita acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para o campo da Cultura, visando estabelecer um meio de medir seus resultados e compará-los com outros existentes, para propor futuros aprimoramentos.

Objetivos Específicos

   • Analisar as demandas para mapeamento das funções que serão utilizadas no desenvolvimento do Portal;
   • Identificar às plataformas de possíveis soluções tecnológicas que visam  suprir às necessidades;
   • Modelar e criar um banco de dados para inserção de cadastros e informações;
   • Criação da identidade visual da solução;
   • Construção da plataforma para a internet com metodologias de BI;
   • Executar transferência de tecnologias nas ferramentas adotadas ao corpo de pesquisadores do projeto.

Metodologia

A pesquisa é de caráter descritivo, no qual os fatos são diagnosticados, analisados, registrados, classificados e, por fim, interpretados. O estudo será apoiado nos fluxos de informações ao mesmo tempo que se avalia e encaminha a execução da Lei Aldir Blanc por um amplo levantamento bibliográfico nas áreas de gestão de dados, tecnologia da informação e ciência da informação.

Neste sentido, busca-se aprimorar a relação entre comunicação e inovação nos portais colaborativos com o propósito de democratizar a informação operacional e gerencial.

Assim, busca-se consolidar as iniciativas construídas neste processo de mobilização, fortalecendo os diálogos e a sensibilização de todos os atores sociais envolvidos neste momento de execução da Lei 14.017/2020 para a gestão da informação.

Cronograma de Atividades

Atividade Mês
1 2 3 4 5 6
Pesquisa Bibliográfica X
Produzir requisitos das especificações do portal.. x
Especificar requisitos para a produção de um cadastro único de fazedores culturais. x x
Analisar os dados produzidos no silo de informação do Data Warehouse e propor modelo analítico de BI para consulta. x x
Implementar a plataforma de cadastro único de fazedores culturais. x x
Implementar a suíte para consultas de dados. x x
Participar da organização de eventos de socialização e transferência das tecnologias e aplicação. x x x
Participar da organização de eventos de socialização e transferência das tecnologias e aplicação.. x

Público Alvo

   Agentes culturais de diversos segmentos, gestores municipais, estaduais, sociedade civil, comunidade científica-acadêmica e interessados no aplicação da Lei 14.017/2020.

Entregáveis

   • Análise de levantamento de requisito do portal;
   • Coleta de informações e modelagem de dados do cadastro único;
   • Desenvolvimento tecnológico do Cadastro único;
   • Análise de interfaces de BI gerencial;
   • Desenvolvimento da plataforma unificada de informação e cadastro;
   • Oficinas sobre o uso da plataforma para gestores culturais do setor público e sociedade civil em relação plataforma de construção do portal.

Referências Bibliográficas

[BORGES1995] – BORGES,M; CAMPOS,M.L.; CAVALCANTI,M.C.R.; Suporte por Computador ao trabalho cooperativo; XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação; 1995

[BRINCK1998] – BRINCK,Tom; An Introduction to Groupware; Diamond Bullet - Provider of Usability & Web Design Services; 1998; http://www.usabilityfirst.com/groupware/index.html; acesso em Outubro de 2005.

[CHEVERST1999] – CHEVERST, Keith William John; Development of a Group Service to Support Collaborative Mobile Groupware; Tese de Doutorado; Computing Department; Lancaster University; England;1999.

[GARCIA2001] – GARCIA,Pablo; HAVi Components in Digital Television; Dissertação de Mestrado; Department of Computer Sciences; Helsinki University of Technology; 2001. [HAVI] - Home Audio and Video Interoperability; HAVi; http://www.havi.org; acesso em Junho de 2005.