Usuário:Paulo Cotta

De Programa Wash
Ir para navegação Ir para pesquisar

Página pessoal do usuário Paulo Vitor Pereira Cotta, bolsista do projeto Observatório da Lei Aldir Blanc.

Plano de Trabalho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8430417826673128

Tema

Construção do Observatório da Cultura - Aplicação da Lei de Emergência Cultural AldirBlanc (Lei 14.017/2020), especificamente quanto a uma Plataforma Tecnológica para apoio no acompanhamento e análise da execução da Lei

Introdução

Neste projeto, buscar-se-á exercitar o acompanhamento de uma política pública em tempo real, ou seja, durante a sua execução, buscando criar conhecimentos, dados, informações, parâmetros e indicadores que possam contribuir para uma análise posterior de desempenho da política.

A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

Assim, o projeto consiste em monitoramento, processo de acompanhamento, difusão de informações, capacitação para os mineradores de informações, processamento dos dados dos municípios, estados e distrito federal, do ponto de vista da participação social na implantação da lei (transferência de recursos da União para os entes federados, processo de normatização, execução, transparência e prestação de contas, temporalidade) e mapeamento em todo território nacional.

Neste sentido, faz-se a utilização de metodologias e pesquisa da ciência da informação para organização e arquitetura da informação.

Objetivo Geral

Apresentar informações e estruturar plataformas informacionais de modo a apoiar a metodologia a ser adotada, com base apresentação de indicadores quantitativos e qualitativos, que permita acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para o campo da Cultura, visando estabelecer um meio de medir seus resultados e compará-los com outros existentes, para propor futuros aprimoramentos.

Objetivos Específicos

   • Analisar as demandas para mapeamento das funções que serão utilizadas no desenvolvimento do Portal;
   • Identificar às plataformas de possíveis soluções tecnológicas que visam  suprir às necessidades;
   • Modelar e criar um banco de dados para inserção de cadastros e informações;
   • Criação da identidade visual da solução;
   • Construção da plataforma para a internet com metodologias de BI;
   • Executar transferência de tecnologias nas ferramentas adotadas ao corpo de pesquisadores do projeto.

Metodologia

A pesquisa é de caráter descritivo, no qual os fatos são diagnosticados, analisados, registrados, classificados e, por fim, interpretados. O estudo será apoiado nos fluxos de informações ao mesmo tempo que se avalia e encaminha a execução da Lei Aldir Blanc por um amplo levantamento bibliográfico nas áreas de gestão de dados, tecnologia da informação e ciência da informação.

Neste sentido, busca-se aprimorar a relação entre comunicação e inovação nos portais colaborativos com o propósito de democratizar a informação operacional e gerencial.

Assim, busca-se consolidar as iniciativas construídas neste processo de mobilização, fortalecendo os diálogos e a sensibilização de todos os atores sociais envolvidos neste momento de execução da Lei 14.017/2020 para a gestão da informação.

Cronograma de Atividades

Atividade Mês
1 2 3 4 5 6
Pesquisa Bibliográfica X
Produzir requisitos das especificações do portal.. x
Especificar requisitos para a produção de um cadastro único de fazedores culturais. x x
Analisar os dados produzidos no silo de informação do Data Warehouse e propor modelo analítico de BI para consulta. x x
Implementar a plataforma de cadastro único de fazedores culturais. x x
Implementar a suíte para consultas de dados. x x
Participar da organização de eventos de socialização e transferência das tecnologias e aplicação. x x x
Participar da organização de eventos de socialização e transferência das tecnologias e aplicação.. x

Público Alvo

   Agentes culturais de diversos segmentos, gestores municipais, estaduais, sociedade civil, comunidade científica-acadêmica e interessados no aplicação da Lei 14.017/2020.

Entregáveis

   • Análise de levantamento de requisito do portal;
   • Coleta de informações e modelagem de dados do cadastro único;
   • Desenvolvimento tecnológico do Cadastro único;
   • Análise de interfaces de BI gerencial;
   • Desenvolvimento da plataforma unificada de informação e cadastro;
   • Oficinas sobre o uso da plataforma para gestores culturais do setor público e sociedade civil em relação plataforma de construção do portal.

Referências Bibliográficas

[BORGES1995] – BORGES,M; CAMPOS,M.L.; CAVALCANTI,M.C.R.; Suporte por Computador ao trabalho cooperativo; XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação; 1995

[BRINCK1998] – BRINCK,Tom; An Introduction to Groupware; Diamond Bullet - Provider of Usability & Web Design Services; 1998; http://www.usabilityfirst.com/groupware/index.html; acesso em Outubro de 2005.

[CHEVERST1999] – CHEVERST, Keith William John; Development of a Group Service to Support Collaborative Mobile Groupware; Tese de Doutorado; Computing Department; Lancaster University; England;1999.

[GARCIA2001] – GARCIA,Pablo; HAVi Components in Digital Television; Dissertação de Mestrado; Department of Computer Sciences; Helsinki University of Technology; 2001. [HAVI] - Home Audio and Video Interoperability; HAVi; http://www.havi.org; acesso em Junho de 2005.