Observatorio:ReuniaoGT22409
Índice
Pauta
Discussão sobre "como" implementar as seis ações do primeiro mês de execução do projeto.
Presença
Denise Xavier, Mirza, Antônio, Cauê, Ricardo Palmieri, Maria Rita, Cassiane, Kaian.
Antônio
Antônio relembra a discussão anterior, a partir do que iremos fazer, conhecendo o objetivo geral, de estabelecer uma metodologia, a partir do estudo de caso da Lei Aldir Blanc. Apresentação as seis ações do primeiro mês, finalísticas, além disso atrelada a ideia de levantamento bibliográfico e consolidação do grupo. Diante dessas seis tarefas, como podemos nos ver nessa execução? Como nos vemos a realização dos planos de trabalhos alinhadas a essas ações.
- Definir a Modelagem Dados
- Levantar e analisar dados e indicadores (atividade continuada, continua próximos meses).
- Criar o site do Observatório (atividade continuada até o 3o mês)
- Acompanhar a implementação da Lei nos estados e municípios (atividade continuada,
continua próximos meses).
- Dar suporte às Comissões Municipais e Estados (atividade continuada, continua
próximos meses).
- Alimentar a plataforma de gestão - wiki (atividade continuada, continua próximos
meses). Antônio coloca que o Wiki é um ambiente de gestão compartilhamento de informações e de diálogo da equipe. Para tanto, temos essa primeira questão a ser respondida.
Cassiane
Cassiane apresenta os seis pontos e pensa cada ponto a partir do seu plano de trabalho, uma pesquisa qualitativa, preocupa-se com essa construção de indicadores, para isso também na organização do Observatório é esse compartilhamento dos dados. Sobre o acompanhamento da Lei e suporte das Comissões, considera uma organização de distribuição desses acessos de articulação para as pesquisas da Lei. Considera a equipe técnica faz esse suporte das plataformas, mas os demais planos de trabalho de busca ativa, com diferentes recortes. Tem feito buscas no estado de SP e pretende ampliar.
Ricardo
Ricardo retoma os diálogos do GT de Tecnologia, acontecido no último dia 23. Em seu plano de trabalho está voltado a interface web e artes gráficas, para uma identidade visual. Ressalta os acesso de dados pelo exemplo colocado no grupo de tecnologia.
Kaian
Kaian fez buscas na plataforma do ministério do trabalho apresentada (https://sit.trabalho.gov.br/radar/). Para isso, pensa a análise de quais as plataformas utilizadas para os cadastros. Pretende acompanhar mais as reuniões de tecnologia. Fala de primeira análise dos cadastros em si, de estrutura, e assim posteriormente compor a análise dos dados. Neste primeiro momento como buscar os cadastros, quais os acessos, sites e plataformas, mesmo que não estejam centralizados e visto a desautorização das homologações.
Antonio
Antônio fala de automatização dos repasses de informações da plataforma +Brasil. Sobre esses garimpos de informações, questiona quais as informações iremos buscar? Como mediar a eficácia da política pública para essa avaliação? Precisamos teorizar esses entendimentos sobre analise de política pública, na construção de uma bibliografia. 1. Desafio que essas escritas estejam mais no wiki, compondo com esse levantamento bibliográfico. Quais informações nos levam a esses indicadores? Para isso sugere organizar uma lista de informações desses outros indicadores de políticas públicas, em execução e já encerradas, tanto nas políticas culturais quanto nas demais. 2. Organizar uma plataforma ID Brasil. 3. Os seminários introdutórios. Neste primeiro mês nos estruturar nessas ações, para uma base consistente de informações.
Denise
Denise fala que esteve nessa preocupação do território de atuação, diante desse exposto se tranquiliza sobre esse momento de teorização sobre os dados. Cauê tem feito essas buscas de definição dos indicadores. As definições apresentadas pelo GT de Tecnologia deram um horizonte nessa automatização da coleta dos dados. Fez um levantamento de texto norteadores para a construção desses indicadores.
Cassiane
Cassiane fala sobre essas buscas de bibliográficas de avaliação de política pública. Sobre o acompanhamento da Lei é o que temos feito. Atualmente atua em um grupo de regionais, dando suporte e trocas nos municípios, tem feito isso junto a Maria, no campo da militância. O que é essa definição de suporte?
Antônio
Antônio fala de compartilhar essas práticas, considerando o suporte nesse sentido de descrição. Para no projeto partimos dessa prática. Para isso, tanto podemos disponibilizar essas informações, apontando link e complementando o que não tem. Como ampliamos o que temos feito? Por exemplo não encontro esse conjunto de editais e modelos de editais.
Mirza
Mirza fala sobre a dimensão de suporte do projeto e interação como a execução da Lei. Para tanto, diante dos atrasos, vimos esse atravessamento desse tempo de execução Coloca como caso, a ideia de construir um documento de justificativa desse suporte. Coloca a iniciativa do Marcelo de apresentação de boas práticas, atuando de uma forma complementar, já que não nos inserimos nesse momento estruturante. Considera que o limite de envio dos planos de ação para 16 de outubro, consideramos que depois dessa data teremos outros dados e conjuntura de análise. Na dimensão de contribuição, este projeto é a própria pesquisa, salienta que neste momento, os registros vem dessa escala militância e que são referências e já esses suportes orientados pela pesquisa.
Kaian
Kaian fala sobre esses acessos e os canais para essas informações. Gostaria de compor com essa construção. Sobre as inserções na plataforma, quais os caminhos iremos utilizar para esses registros? Cauê tem colocado essas informações na página, como referência na distribuição dessas informações e indicadores
Antônio
Antônio fala sobre os objetivos específicos aprovados, dali existe um conjunto de indicadores e índices a serem desenvolvidos, apontamentos essenciais para essa lista índice de informações a serem colocadas na plataforma. Fala de utilizar os dados disponíveis por entidades governamentais – IBGE e SNIIC. Precisamos trazer novos entendimentos e justificativas de uso desses dados. Documentar e registrar esses processos e levantamento bibliográfico e de fontes. Fala que o pensamento não é de homogeneização, para não cairmos no pensamento do mainstreamming, precisamos pensar essas medições não voltadas a acumulação dos processos capitalista. Precisamos pensar os respeitos as minorias.
Maria
Maria fala desse alinhamentos conceituais sobre o entendimento desses processos e construção a política pública.
Antônio
Antônio salienta que existem muitas dificuldades nesses acessos a políticas de governo.
Ricardo
Ricardo fala sobre a alimentação da plataforma wiki, preocupa-se sobre a indexação dessas informações para não criar duplicatas e concentração de informações. Sugere um índice dos trabalhos que tem feito, para uma organização desses fluxos.
Antônio
Antônio fala sobre essas informações chegaram das formas possíveis e depois nos atermos ao trabalho dessa ordenação.
Kaian
Kaian concordo em sistematizar essas informações e organograma das ações na plataforma wiki.
Tarefas
- Analise das seis tarefas.
- Navegação da plataforma +Brasil.
- Oficina geral de navegação segunda-feira (28/09), as 9h.
- Repositório de informações na wiki, sugere a Cassi.
- Busca dos indicadores. Importantes as boas perguntas e depois pensarmos as ações?