Usuário:Marcelo Ricardo Ferreira/MarceloPTexecucao
PRIMEIRA ANALISE E PROPOSTA METODOLÓGICA
No dia 21/09 às 10h participei como Bolsista do segundo encontro do meu grupo de trabalho realizado com a equipe de Coordenação do Programa WASH e os coordenadores da pesquisa do Observatório da Cultura - Lei Aldir Blanc trocamos informações sobre o Plano Geral e planos específicos de cada um dos pesquisadores presentes conforme ata da reunião elaborada pela coordenação.
No propósito de iniciar o cumprimento de uma parte importante de meu plano de trabalho:
Criação de protocolos de suporte e acompanhamento das ações municipais, estaduais e regionais para acompanhamento, geração de dados em diálogo com a metodologia do plano geral do Observatório,
Propus que Observatório e Programa WASH através da minha pesquisa construísse uma série de parcerias com organizações de gestores culturais e da sociedade civil que atuaram na formulação , mobilização , aprovação e regulamentação da Lei e hoje são atores fundamentais para implementação da LAB:
GESTORES PÚBLICOS Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Confederação Nacional de Municípios. Associação Brasileira de Municípios. Frente Nacional de Prefeitos de Capitais e Cidades Polos.
SOCIEDADE CIVIL O Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCULT .Fórum Nacional de Conselhos Estaduais - CONECTA Cultive Soluções. Observatório da Emergência Cultural Escola de Políticas Culturais Pontão de Cultura Grãos de Luz e Griô Observatório da Cultura de Sorocaba Instituto Culturando de Turismo, Consultoria e Projetos Culturais Instituto Mutirão Coletivo de Articulação dos Povos Indígenas do Acre LabHacker – Laboratório Brasileiro de Cultura Digital
UNIVERSIDADE
Observatório da Economia Criativa da Bahia - Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Universidade Federal da Bahia Universidade Federal do Rio de Janeiro
CONSTRUÇÃO DO TERMO DE PARCERIA Carta convite para cada organização apresentando esta pesquisa e os convidado para a participação de um seminário promovido por este Observatório Reuniões virtuais aprofundar para cada organização destas os objetivos e metodologia deste observatório Criação de um termo de parceria para cada organização de acordo com o nível de interesse e expertise para colaborar com esta pesquisa.
JUSTIFICATIVA No Brasil temos uma diversidade continental de diferentes níveis de estrutura administrativa, equipe técnicas, dados e experiências sobre políticas culturais, visto a realidade em cada município e estado brasileiro. A exemplo, temos ao menos 4900 municípios que têm o direito de solicitar e aplicar até R$250 mil.
A grande maioria destes municípios nunca executaram ações de fomento a cultural local, ou experiência na realização eventos e alguns poucos processo de formação cultural. Muitos destes não tem sequer um órgão gestor específico para cultura e quando os tem é uma estrutura e equipe bem reduzida.
Desta forma é necessário para criação de suporte e acompanhamento das ações municipais, estaduais e regionais para acompanhamento, geração de dados em diálogo com a metodologia do plano geral do Observatório.
Esta rede de parceiro será fundamental para a geração levantamento dados e indicadores, acompanhamento da implementação da Lei nos estados e municípios, r suporte às Comissões Municipais e Estados